TRABALHOS

Nesta página você encontrará os trabalhos de Língua Portuguesa realizados em sala de aula.


TELEJORNAL - 9º ANO


Telejornal – o aluno como produtor de informação



O trabalho com telejornal  na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.


A produção de um telejornal da escola permite ao aluno ser produtor de informação e não só consumidor. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.


Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica.

• PÚBLICO-ALVO: Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.


• OBJETIVOS:


- Usar com autonomia o processador de texto (Word), Nero e a máquina digital;
- Vivenciar a produção de informação.
- Ampliar a reflexão sobre informação e meios de comunicação.
- Exercitar as especificidades da linguagem audiovisual.
- Incentivar a produção de textos informativos.
- Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.


• RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador e máquina digital
• PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Nero.


Organizando a produção:


  • A equipe deve decidir o nome do telejornal
  • A classe é dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.
  • O grupo escolhe os temas a serem trabalhados, por exemplo: sociedade, política, cultura, meio ambiente entre outras. A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto dentro do tema, para produzir uma matéria.
Para organizar a produção, os grupos elaboram:


1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a seqüência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista.
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia.


Produzindo as matérias


Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.

Cada dupla produz as matérias no processador de texto.


Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.


Gravando...


• O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção.


Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.


No Nero, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video para finalmente apresentar à toda sala.


Para finalização do trabalho, será exposto com o datashow as produções gravadas para toda a sala e se possível no pátio para toda escola assistir.